Ainda dá tempo: 8 destinos nacionais para viajar em dezembro e janeiro


0
Categories : Viagem & gastronomia

Confira opções de locais com praia, natureza ou centros urbanos para aproveitar as festas de fim de ano e o verão

Com o verão se aproximando, é quase inevitável pensar em viajar, especialmente quando as festas de fim de ano e as férias de janeiro batem à porta. Aproveitar dias de sol em cidades como Recife ou Búzios depois de meses de trabalho pode ser o descanso ideal para muitos brasileiros.

Outros pensam em curtir a natureza com menos agito. Nesse caso, Foz do Iguaçu é uma das melhores opções. Ou, se você pensa em visitar uma cidade que investe em celebrações de Natal, Curitiba cumpre a missão.

Para quem pretende viajar, mas ainda não conseguiu se planejar, o CNN Viagem & Gastronomia selecionou oito destinos nacionais para visitar em dezembro e janeiro. A lista mescla estudos de tendências divulgados pelo Kayak, Booking.com e dicas da agência de viagens Abreu. Outras ferramentas online, que vão desde novas funções do Google até monitoramento de preços, podem ajudar nas decisões.

Confira 8 cidades brasileiras para viajar em dezembro e janeiro

Com praias paradisíacas e calor o ano inteiro, o Nordeste sempre está entre os destinos mais buscados para o período. As cidades de Recife (PE), Salvador (BA) e Maceió (AL) estão no top três de principais buscas entre 20 de dezembro e 10 de janeiro do relatório do metabuscador Kayak.

Para Gustavo Vedovato, country manager da empresa no Brasil, é compreensível que os brasileiros busquem destinos nacionais nesse período, já que os eventos de fim de ano estão cada vez mais chamativos. “Muitos são atraídos pelas praias, especialmente no Nordeste, para celebrar, aproveitar as festividades e descobrir novos lugares no país”, diz.

Por sua vez, o distrito de Juquehy (SP) e as cidades de Búzios (RJ) e Cajueiro da Praia (PI) estão entre os destinos tendência para 2026 no levantamento “Previsões de Viagem para 2026”, da Booking.com. A pesquisa é baseada no aumento de reservas por turistas brasileiros. Além disso, Juquehy e Búzios são lugares próximos a grandes capitais, como São Paulo e Rio, o que as torna mais viáveis para quem decide viajar de última hora.

1. Recife (PE)

Com quase 1,5 milhão de habitantes, Recife é um prato cheio para turistas pelo mar, história, cultura e boa gastronomia.

A região do Recife Antigo, por exemplo, reúne pontos importantes como o Marco Zero, que abriga a rosa dos ventos do artista plástico Cícero Dias; a Igreja Madre de Deus, em estilo colonial do século XVII e mobiliário em jacarandá e colunas em ouro; e a Rua da Moeda, onde fica a escultura de Chico Science e muitos bares – que abrem no fim do dia.

As praias dos arredores da cidade não deixam a desejar. Algumas delas são: Praia dos Carneiros, Praia Pedra do Xaréu, Praia de Calhetas e a ilha Coroa do Avião.

2. Salvador (BA)

capital da Bahia é sempre uma boa pedida pela história e gastronomia local. O centro histórico reúne construções coloridas que datam desde o século XVII, assim como igrejas barrocas e os tambores do Olodum. Já a gastronomia é única pelas heranças baianas e influências afro-brasileiras. 

Com 2,4 milhões de habitantes, a cidade fica enérgica entre dezembro e fevereiro, período em que o verão paira no ar, as chuvas são poucas e o agito toma conta da cidade com festas que vão dando o gostinho do Carnaval.

É também durante estes meses que ocorrem várias das festas populares de Salvador, começando pela Festa de Santa Bárbara, em 4 de dezembro, passando pela festa de Bom Jesus dos Navegantes, em 1º de janeiro, e pela Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim, na quinta-feira depois do Dia de Reis.

3. Maceió (AL)

Maceió, com quase um milhão de habitantes, oferece praias de águas azul-turquesa, passeios históricos, cena gastronômica agitada e noites quentes.

No centro histórico há o Memorial à República, que possui um acervo dedicado a República brasileira, com exposição permanente sobre os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. O Museu Théo Brandão é outro ponto de interesse, que conta com uma coleção de arte popular dentro de um palacete do século XIX.

Das praias dos arredores, a do Gunga oferece belezas naturais singulares, como falésias coloridas e, no período de maré baixa, o encontro das águas do mar e da Lagoa do Roteiro.

Já a praia do Francês, também reconhecida pelas belezas naturais, fica a cerca de 18 quilômetros da cidade. Ali há passeios de barco, visitação de piscinas naturais e bares e restaurantes para comidinhas e drinques.

4. Juquehy (SP)

Em São Sebastião, no litoral norte do estado de São Paulo, Juquehy encanta os visitantes com águas cristalinas, cachoeiras e rios que servem de caminho para trilhas de bicicleta, jipe e caminhadas. A praia tem mar calmo, atraindo famílias, e faixa de areia ideal para atividades ao ar livre – surfistas encontram ondas mais agitadas no canto direito da praia.

O destino é de fácil acesso para quem mora em São Paulo, pois fica a cerca de 150 quilômetros da capital. Pertinho de lá ficam as ilhas Montão de Trigo, dos Gatos e a Ilha de Alcatrazes, comumente visitadas por quem prática esportes aquáticos nas redondezas.

5. Armação dos Búzios (RJ)

Um dos destinos mais cobiçados do Rio de Janeiro, Búzios soma mais de 20 praias e oferece natureza, vida noturna e sofisticação. A Praia de Geribá costuma agradar os jovens que buscam agito, enquanto a Praia da Ferradura encanta famílias pelas águas calmas. Ou seja, é um destino que cativa diferentes públicos.

Já a Orla Bardot e a Rua das Pedras são o coração do vilarejo, reunindo restaurantes, bares e boutiques. O Mirante do Forno oferece uma das melhores vistas da cidade. Búzios fica a cerca 160 quilômetros do Rio de Janeiro, um trajeto de cerca de 2h30 de carro. De São Paulo, são mais de 500 quilômetros.

6. Cajueiro da Praia (PI)

O município Cajueiro da Praia, ao norte do Piauí, apresenta grande diversidade de fauna e flora. Dois destaque são o peixe-boi e o Cajueiro-Rei, árvore com mais de oito mil metros quadrados de extensão e 200 anos de idade.

praia de Barra Grande é conhecida por receber um dos réveillons mais badalados do Nordeste: o Réveillon das Emoções. O lugar também é ideal para praticar kitesurf – até já foi palco de competições mundiais –, tem mar calmo, vento e água em temperatura agradável.

7. Foz do Iguaçu (PR)

Com 285 mil habitantes, Foz do Iguaçu é um destino que oferece uma viagem mais conectada à natureza, com passeios pelas Cataratas e experiências únicas na tríplice fronteira.

A cidade tem recebido investimentos para receber mais turistas, com inauguração de um dos maiores aquários da América do Sul, o AquaFoz, e a construção do Centre Pompidou Paraná, nos mesmos moldes do Centre Pompidou em Paris.

Neste ano, o Paraná bateu recorde de turistas estrangeiros entre janeiro e outubro, com a chegada de 888 mil visitantes no estado, um aumento de 20% na comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com dados da Embratur com a Polícia Federal.

8. Curitiba (PR)

Curitiba foi considerada uma das 10 cidades para se visitar ao longo de 2025 pela Lonely Planet, uma das mais respeitadas publicações de turismo do mundo. Segundo a revista, a cidade de 1,8 milhão de habitantes entrega uma “experiência imersiva e discreta”.

A dica é pegar uma bike elétrica e visitar atrativos como o Museu Oscar Niemeyer e o Parque Barigui. Visitar o Jardim Botânico e ainda realizar um passeio de trem entre Curitiba e Morretes a bordo do Serra Verde Express completam os destaques.

Quem deseja visitar a cidade no fim do ano, o Natal de Curitiba oferece várias atrações, como o “Natal do Palácio Avenida”, em que um coral de 90 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento fazem uma apresentação a partir das janelas de um prédio histórico.

As feirinhas de Natal nas praças Osório e Santos Andrade também fazem sucesso com lojas de presentes, decoração natalina e barracas de comida. Ao todo, a programação de Natal da capital paranaense terá mais de 150 atrativos, incluindo ruas iluminadas, espetáculos e até casa do pão de mel no Bosque alemão

repost cnn.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *