Biblioteca no Rio de Janeiro está entre as 10 mais bonitas do mundo

Real Gabinete Português de Leitura aparece à frente de endereços na Alemanha e na França, segundo ranking internacional
O Real Gabinete Português de Leitura, no centro do Rio de Janeiro, está entre as 10 bibliotecas mais bonitas do mundo em 2025. O resultado faz parte do 1000 Libraries Awards, da fundação internacional 1000 Libraries.
O endereço carioca aparece na oitava posição do ranking. O Gabinete foi fundado em 1837, mas a sede atual abriu oficialmente em 1888. Em 1900, foi transformada em biblioteca pública.
Abriga uma coleção de mais de 350 mil volumes, sendo uma das maiores e mais valiosas coleções de obras portuguesas fora de Portugal. Entre as obras, constam a primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572, e o manuscrito de “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, publicado em 1862. Ambos os materiais não ficam expostos, mas guardados em um cofre.
O Gabinete tem um estilo neomanuelino e faz uma homenagem à arquitetura portuguesa da “Era dos Descobrimentos”, com interior repleto de esculturas e ornamentos.
A biblioteca foi um dos atrativos visitados por Daniela Filomeno no episódio do CNN Viagem&Gastronomia dedicado ao Rio de Janeiro. “O Gabinete foi instituído por um grupo de portugueses que resolveram constituir uma biblioteca para que os conterrâneos que chegavam aqui tivessem um local voltado para a cultura através de livros”, contou à época Francisco Gomes da Costa, presidente do Real Gabinete Português de Leitura.
“O impressionante deste prédio é a visão que eles já tinham do futuro. Todas as colunas são de ferro, pensando em algum acidente ou incêndio. A única coisa que tem madeira são as estantes”, complementou o presidente. Assista ao programa abaixo:
Confira as 10 bibliotecas mais bonitas do mundo em 2025:
- Biblioteca do Trinity College (Dublin, Irlanda)
- State Library of South Australia (Adelaide, Austrália)
- Abbey Library of St. Gallen (St. Gallen, Suíça)
- Duke Humfrey’s Library – Universidade de Oxford (Oxford, Reino Unido)
- Biblioteca da Abadia de Admont (Admont, Áustria)
- Cuypers Library – dentro do Rijksmuseum (Amsterdã, Países Baixos)
- State Library Victoria (Melbourne, Austrália)
- Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)
- Wiblingen Abbey Library (Ulm, Alemanha)
- Biblioteca de Sainte-Geneviève (Paris, França)
Segundo a 1000 Libraries, mais de 200 mil votos foram compilados pela internet ao longo de dois meses para chegar ao resultado. Os votantes tinham à disposição uma lista pré-selecionada de 20 bibliotecas espalhadas pelo mundo.
As bibliotecas que ficaram de fora da lista das 10 mais bonitas são: Biblioteca Nacional da França (Paris); Biblioteca Nacional Austríaca (Viena); Biblioteca e Museu Morgan (Nova York); Biblioteca Pública de Nova York (Nova York); Biblioteca Vasconcelos (Cidade do México); Bibliotheca Alexandrina (Alexandria, Egito); Starfield Library (Seul); George Peabody Library (Baltimore, EUA); Sala de Leitura do Museu Britânico (Londres); e Biblioteca Metropolitana Ervin Szabó (Budapeste).
Livraria brasileira em destaque
Um braço do prêmio elegeu as 10 livrarias-cafés mais bonitas do mundo a partir de uma lista prévia de 16 concorrentes. Os votantes elegeram a Livraria Funambule, em Petrópolis (RJ), na 10ª posição.
Segundo a descrição do prêmio, o local funciona como “uma charmosa livraria e cafeteria independente que transmite uma atmosfera acolhedora, quase campestre, com um esquema de cores em branco e verdes suaves”.