Ilha do Combú ganha rota turística que promove ecoturismo em Belém


0
Categories : Viagem & gastronomia

Projeto estimula turismo de base comunitária e engloba gastronomia, hospitalidade e economia criativa na capital paraense

A Ilha do Combú, a menos de 15 minutos de barco de Belém (PA), acaba de ganhar uma nova rota turística. A Rota Combú visa promover o ecoturismo e o empreendedorismo dos ribeirinhos, aliando turismo de base comunitária, cultura amazônica e gastronômica típica.

A rota envolve 14 iniciativas locais, como restaurantes, hospedagens, cooperativas de barqueiros, trilhas, casas de chocolate artesanal, associação de mulheres produtoras de biojoias e experiências culturais.

O projeto destaca ainda roteiros de um a três dias, desenhados para turistas nacionais e internacionais que desejam conhecer a ilha, conhecida como uma das regiões mais simbólicas da Amazônia paraense.

A rota é uma iniciativa do Sebrae Nacional em parceria com o Sebrae Pará. A execução ficou à cabo da Raízes Desenvolvimento Sustentável. Três operadores da própria ilha são responsáveis por organizar as experiências de forma articulada.

Localmente, o lançamento da rota ocorreu em setembro, mas a estreia nacional e internacional será feita na Abav Expo, no Rio de Janeiro, que ocorre até 10 de outubro.

O projeto integra o planejamento de Belém para a COP30, que ocorre ao longo de novembro na capital paraense. A COP é o encontro anual da ONU (Organização das Nações Unidas) que discute mudanças do clima e a implementação de compromissos para mitigar o aquecimento global.

já conheceu a vida ribeirinha e os frutos do cacau orgânico da Ilha do Combú. A apresentadora Daniela Filomeno visitou a Casa do Chocolate – Filha do Combú, comandada pela Dona Nena, que lidera uma produção de chocolate e cacau amazônico 100% orgânico.

O passeio terminou com degustação do famoso brigadeiro da floresta. O cacau e os chocolates que saem do Combú são, inclusive, usados por grandes chefs paraenses, como Thiago Castanho.

Por falar em cacau, o estado lidera o cenário: o Pará tem a maior produtividade de cacau do mundo, com cerca de 143,6 mil toneladas em 2024, conforme o Relatório Anual da Safra do Cacau no Estado do Pará, da Sedap (Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *