Rio de Janeiro leva três prêmios no “Oscar do turismo” da América do Sul


0
Categories : Viagem & gastronomia

Hotelaria brasileira também recebeu distinções, como Melhor Resort de Praia, Melhor Resort de Família e Melhor Suíte da região

A cidade do Rio de Janeiro foi destaque na 32ª edição do WTA (World Travel Awards) para a América do Sul. A premiação é conhecida como o “Oscar do turismo” e divide campeões por diferentes regiões no mundo. A cerimônia focada nos vencedores da América do Sul ocorreu em Cancún, no México, na terça-feira (30) e, no total, seis prêmios foram entregues ao Brasil.

Dentre as distinções, o Rio de Janeiro venceu em três categorias: Melhor Destino de PraiaMelhor Destino para “City Break” (viagem curta a uma cidade) e Melhor Destino de Eventos e Festivais.

A hotelaria brasileira também recebeu três prêmios: o Tivoli Ecoresort, localizado na Praia do Forte, na Bahia, ganhou como o Melhor Resort de Praia; o Clara Arte Resort, em Inhotim, em Minas Gerais, como o Melhor Resort de Família; e a Penthouse (cobertura) do Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, consagrou-se como a Melhor Suíte de Hotel da América do Sul.

Outros destaques

O WTA também premiou outros destinos. O Peru foi um dos grandes destaques e ganhou na categoria Melhor Destino da América do Sul, além de Melhor Destino Gastronômico CulturalMachu Picchu, por sua vez, foi coroada como a Principal Atração Turística da América do Sul.


Já o Chile ganhou como Melhor Destino de Turismo de Aventura e Melhor Destino para Cruzeiros. O Deserto do Atacama foi eleito o Melhor Destino Romântico de 2025. Buenos Aires, na Argentina, levou o prêmio de Melhor Destino de Turismo Esportivo.

lista completa de vencedores pode ser conferida no site. O processo de votação por país, região e mundial também pode ser conferido no site.

Recordes no turismo nacional

O turismo nacional também alcançou novos patamares neste ano. O setor registrou um faturamento de R$ 19,7 bilhões somente no mês de julho e marcou um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

A pesquisa, feita com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ainda apontou que houve uma alta de 6,5% no comparativo anual, com um acúmulo de R$ 127,7 bilhões de janeiro a julho no turismo nacional – o maior da série histórica.

Até 21 de setembro, o Brasil registrou a chegada de mais de 6,9 milhões visitantes estrangeiros, segundo dados da Polícia Federal divulgados pelo Ministério do Turismo. O número marcou a superação da meta da chegada de turistas internacionais para o ano inteiro de 2025.

Para completar, além da Barra Funda, em São Paulo, na 3ª posição, o bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, foi consagrado recentemente na 29ª posição do ranking da revista Time Out que avalia os bairros mais descolados do mundo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *