Rio de Janeiro terá hotel de luxo focado no público LGBTQIA+

Antigo Ipanema Plaza dará lugar ao The Tryst Ipanema, que pertence a uma rede de hotéis boutique em destinos LGBT+ populares pelo mundo
Fechado desde 2017, o antigo hotel Ipanema Plaza ganhará uma nova vida em 2026 com a chegada da rede Tryst, que planeja hotéis focados no público LGBTQIA+ pelo mundo.
A poucos passos do Posto 9, ponto de encontro da comunidade na praia de Ipanema, o The Tryst Ipanema ocupará o imóvel de 18 andares na esquina das ruas Farme de Amoedo e Prudente de Morais.
Segundo informações da prefeitura do Rio de Janeiro, a cobertura terá uma piscina de borda infinita e o hotel abrigará um restaurante. A estrutura atual comporta 140 quartos.
“Festas na piscina, no terraço e serviço de quarto 24 horas. Luxo é mais do que contagem de fios em lençóis e piscinas no terraço. É sobre liberdade. É sobre estar na praia mais gay do mundo”, disse em comunicado Tristan Schukraft, fundador e CEO da Tryst Hospitality.
Novos rumos
Durante grande parte de sua existência, o hotel foi operado sob a marca Golden Tulip. Fechado em 2017 e ocioso desde então, o local foi desapropriado no último dia 15 de julho, tendo em vista que a função social da propriedade, prevista na Constituição Federal, não estava sendo exercida.
O terreno foi declarado como de interesse público, mas o decreto foi revogado em 19 de agosto após acordo dos proprietários pela venda do edifício à Tryst.
Em comunicado, Sidney Levy, que intermediou a negociação, afirmou que a chegada da rede reforça o papel da cidade como um destino global de turismo inclusivo e sofisticado. “Nosso compromisso é atrair investimentos que gerem impacto econômico, cultural e social, consolidando o Rio como destino de excelência para todos os públicos.”
Hoje, a Tryst opera um hotel de 55 quartos em Puerto Vallarta, no México, aberto em abril deste ano com uma festa que reuniu Demi Lovato, Jennifer Coolidge e um batalhão de drag queens do reality “RuPaul’s Drag Race“.
A rede também tem renovado uma propriedade de frente para a praia de Condado, em San Juan, capital de Porto Rico. Além do Rio de Janeiro, uma unidade em Fire Island, na costa sul de Long Island, nos Estados Unidos, está prevista para 2026.